OFICINA DE ARTE SAPATO FLORIDO

 

A Oficina de Arte Sapato Florido nasceu junto à formação da Casa de Cultura Mario Quintana em 1985, sendo portanto anterior a restauração do ex-Hotel Magestic. Somente no início da década de 90 foram concluídas as reformas e a Sapato Florido instalou-se devidamente no quinto andar, local que agrega todas as atividades dedicadas a crianças e adolescentes. A Sapato Florido nasceu junto aos escombros do Hotel que originou a Casa de Cultura e com a benção do poeta Mario Quintana que aprovou o nome escolhido para a oficina.
O trabalho desenvolvido pela mesma desde seus primórdios fundamenta-se na crença em desenvolver um projeto cultural direcionado ao público infanto-juvenil, oferecendo atividades ligadas a diferentes áreas da expressão. Atualmente, atende aproximadamente 80 (oitenta) alunos com idade entre 04 e 14 anos, inscritos em oficinas de artes plásticas, teatro, dança e musicalização com duração de quatro meses.

Em 21 de setembro de 2002 o núcleo inaugurou um novo espaço: "Museu Interativo do Brinquedo" que objetiva, além da preservação da memória, resgatar o valor do brinquedo e das brincadeiras oferecendo, além de informação, uma comunicação ativa através da ação, com oficinas para escolas que privilegiem este resgate, e a disponibilização de réplicas para uso nos finais de semana, tanto de crianças quanto de adultos.

Há ainda um espaço destinado à exposição de produções plásticas: a "Passarela de Vidro" recebe mostras de trabalhos tanto dos alunos das oficinas semestrais, como de escolas que desejem culminar os projetos em artes agendando exposições no local. Esta proposta busca estimular a produção e a valorização de associar a aprendizagem às artes.

Para alunos de ensino médio o "Bate-Papo na Casa", através de uma conversa informal e descontraída, trata de assuntos pertinentes à adolescência com a presença de pessoas relacionadas aos temas, que já discorreram sobre drogas, violência, preconceitos, sexualidade entre outros em cinco anos de execução.
Acreditamos que o fato da Sapato Florido nunca fechar suas portas, desde seu nascimento, deve-se principalmente a necessidade do público infanto-juvenil frequentar a Casa de Cultura buscando atividades de seu interesse. Todas as propostas oferecidas são bastante acessíveis ao público ou mesmo gratuitas.

Embasados na concepção de um trabalho que aceite as diversidades e respeite o tempo e o espaço de cada um, o Núcleo Infanto-juvenil Oficina de Arte Sapato Florido procura oferecer atividades que priorizem a descoberta de um mundo novo, dentro de cada um, em que a sensibilidade e a autonomia sejam princípios básicos para formação e desenvolvimento de seres que respeitem a si, aos outros, e ao mundo.

OFICINA DE ARTE SAPATO FLORIDO
Coordenação: Marília G.V. Goulart
Estagiário: Juliano Ramos

 

voltar