Personalidades - Romeu Grimaldi
Porto Alegre, 1939-1996

 
       
     
Nascido em 09 de outubro de 1934, o porto-alegrense Romeu Grimaldi foi engenheiro civil, mas a sua grande contribuição foi como programador e conhecedor de cinema. Foi responsável pela programação do cinema Vogue e, no início da década de 80, do cinema Bristol, onde se destacou pela programação diferenciada. Grimaldi ajudou a formar o imaginário utópico de uma geração, com uma programação pautada na inventividade, indagação e qualidade artística. O local acabou se tornando referência de sensibilidade e formação crítica.

    Em 1990, Romeu Grimaldi assumiu como diretor da Cinemateca Paulo Amorim – sediada na CCMQ – onde coordenou a programação até 02 de dezembro de 1996, data do seu falecimento. Na Cinemateca ele desenvolveu uma programação voltada à cultura, o cinema como arte, que incluía: ciclos de filmes, relançamentos de clássicos, mostras internacionais (Irã, China, França, etc.) lançamentos de filmes que não interessavam às salas do circuito comercial e produções independentes.

     Interessado e apaixonado pelo cinema, Grimaldi seguiu e acreditou na proposta de uma programação alternativa. Responsável pela criação da Associação de Amigos da Cinemateca Paulo Amorim, ele manteve boas relações com os exibidores e distribuidores locais, e os grandes distribuidores sediados no Rio de Janeiro e São Paulo. Além de impulsionar as salas, também passou a lançar filmes exclusivos, consolidando um padrão de qualidade.