ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA CASA DE
       CULTURA MARIO QUINTANA






Com a criação da Casa de Cultura Mario Quintana, através da Lei Estadual nº 7803, de 8 de julho de 1983, tornou-se inevitável a fundação de uma Associação de Amigos, para quando se tornasse viável a restauração do então Hotel Majestic, dar suporte financeiro, através de alocação de recursos, quer governamentais ou empresariais, e até de pessoas físicas.

         Como surgiu a Casa de Cultura Mario Quintana? Através de um, grande movimento cultural, pois inicialmente o prédio seria usado pelo Banrisul, como agência e outras atividades bancárias.

            Vencida essa etapa, junto ao poder Público, decidido que seria um centro cultural, veio a idéia brilhante de restaurar o prédio, com o nome de Casa de Cultura Mario Quintana, em homenagem ao nosso poeta maior, que ali tinha residido por muito tempo.

             
Quem sugeriu esse nome? O então deputado Ruy Carlos Ostermann, que anos depois veio a ser presidente da Associação.

Voltando à fundação da Associação, ela aconteceu logo após a lei que criou a Casa de Cultura (08.07.83), em 21 de dezembro de 1984.


        A partir daí a Associação, assessorando uma excelente equipe, escolhida e designada pelo Governo, começou uma luta sem trégua, para finalmente, em 25 de setembro de 1990, abrir as portas para o público gaúcho, brasileiro e estrangeiro. Antes disso, através de uma luta não menos difícil, conseguiu-se que a Assembléia Legislativa aprovasse a Lei 9.186/90, que regula os espaços, digamos comerciais, dentro das Entidades Culturais, que vieram a ser administradas pelas Associações, dando maior suporte financeiro, viabilizando grande parte dos mais variados eventos culturais dessas Entidades.


      
T
udo isso significa que a Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana como as demais Associações, são vitais e indis-pensáveis para o funcionamento das Entidades para as quais se destinam.
É uma Entidade Civil, sem fins lucrativos, cuja Diretoria é eleita de 2 em 2 anos, sem remuneração, conforme prevê seu Estatuto.


        Em especial e, talvez a única, que já existia há seis anos antes da inauguração da Casa de Cultura.
Governo e pessoas ligadas à cultura trabalharam muito pela realização desse sonho, sendo que o Governo foi responsável por mais ou menos 80% da obra e o restante coube ao empresariado gaúcho e empresas paraestatais.
Essa foi e é a importância de uma Associação dos Amigos.

SEJA UM AMIGO DA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA!

 Procure a Associação na sala 04 (2º andar da Casa), ou através dos fones (51) 3227-3431, 3226-9284 e
3225-9587.

Maria Regina Ferreira
(Presidente da AACCMQ)

voltar